top of page

4 vantagens de contratar profissionais por projeto

Atualizado: 4 de abr.

A alocação estratégica de profissionais de TI é essencial para empresas de todos os portes. Você certamente já ouviu falar em terceirização ou outsourcing, mas sabia que pode optar por contratar profissionais para um projeto específico?

Vamos conhecer as vantagens deste modelo.

Dupla em reunião com um computador e gráficos

Imagem: Freepik

 

Como funciona a contratação de profissionais de TI por projeto?


Antes de tudo, imagine que sua empresa já possui um time de TI focado para cada necessidade, como infraestrutura, desenvolvimento, entre outros. Contudo, um cliente interno ou externo surge com uma grande demanda, de um projeto de tecnologia que pode durar meses ou anos.


Este projeto beneficiará todo o grupo. Por outro lado, demandará de mão de obra qualificada, que você já possui no seu time, mas que já está ocupada com as demandas de rotina.


Nesse momento, há duas opções: sobrecarregar o time com mais funções ou contratar um time específico para delegar as tarefas vindas do novo projeto.


Obviamente a segunda opção tem um custo. Mas, como veremos a seguir, pode ser uma excelente vantagem competitiva, além de colaborar com a organização das entregas e satisfação de todos os envolvidos.

 

Principais benefícios de contratar profissionais por projeto

Confira as principais vantagens deste modelo:

 

  1. Agilidade e flexibilidade As empresas ganham agilidade para adaptar suas equipes conforme as necessidades de cada projeto. Além disso, esse modelo flexível permite ajustar a quantidade de talentos envolvidos de acordo com a fase do projeto, otimizando recursos e garantindo uma resposta ágil às mudanças de mercado.  

  2. Gestão financeira mais eficiente É possível contratar especialistas apenas quando necessário. Assim, evitam-se os custos associados à manutenção de uma equipe fixa.  

  3. Acesso a especialistas qualificados Com a alocação por projeto, as empresas têm acesso a uma gama diversificada de profissionais especializados em tecnologias específicas, diminuindo necessidade de investir tempo e recursos em treinamentos extensos.

  4. Foco nas atividades centrais do negócio Ao terceirizar algumas tarefas, as organizações liberam seus colaboradores para se concentrarem em atividades centrais, enquanto os projetos de TI são gerenciados por especialistas externos, resultando em maior produtividade e eficácia operacional.

 

Quais são os profissionais necessários para o seu projeto?


Os profissionais necessários são definidos ainda na fase de escopo, geralmente elaborado pelo gerente de projetos de TI. Portanto, inclui decisões importantes como:


  • Objetivos

  • Cronograma

  • Responsáveis

  • Priorização

  • Cerimônias

Posteriormente, com cada um dos itens definidos, é hora de tirar o projeto do papel, o que inclui delegar as atividades a serem desenvolvidas e seus responsáveis.

 

Se seu projeto está nesta fase, fale com a Ahoy!

A Ahoy conta com um time especialista em recrutamento tech que pode te ajudar na missão de encontrar talentos com seu fit cultural, com agilidade e assertividade.

Comments


bottom of page