top of page

Dia do profissional de TI: Conheça as principais habilidades e desafios da profissão

Hoje, 19 de outubro, celebramos o Dia do Profissional de TI!

É com muito orgulho que entregamos talentos e contribuímos com grandes projetos deste setor tão importante em um mundo cada vez mais digital.

Com o avanço constante da tecnologia, a demanda por profissionais techs aumentou nos últimos anos, tornando essa área uma das mais promissoras e dinâmicas do mercado.

Vamos conhecer o perfil deste profissional?

Homem com fones de ouvido trabalhando em seu notebook no escritório

Imagem: Freepik


Habilidades essenciais para o profissional de TI


Conversamos com Melissa Gois, Diretora de Negócios e Operações da Ahoy, que nos explicou que, embora as habilidades sejam definidas de acordo com o projeto e cliente em que o candidato irá atuar, alguns atributos como proatividade, responsabilidade e senso de inovação são muito importantes no perfil de um profissional de tecnologia.


Listamos algumas das principais habilidades que fazem a diferença no mercado de tecnologia:


Conhecimento técnico sólido

A base de qualquer carreira é o conhecimento técnico. Em TI, isso pode incluir habilidades em programação, administração de sistemas, redes, segurança da informação e muito mais. Por se tratar de um setor em constante avanço, é importante que o profissional da área também goste de estudar e esteja sempre em busca de atualização.


Resolução de problemas

Um dos aspectos mais cruciais desta profissão é a capacidade de solucionar problemas, o que envolve identificar erros, analisar causas e implementar soluções eficazes rapidamente.


Comunicação

Mesmo com expertise técnica, também é de suma importância saber se comunicar claramente com colegas, superiores e clientes. A capacidade de traduzir termos técnicos em linguagem acessível e negociar prazos e soluções, por exemplo, são habilidades fundamentais.


Trabalho em equipe

Muitos projetos de TI envolvem a colaboração de outros profissionais e áreas, portanto, a habilidade de trabalhar em equipe é essencial. A capacidade de compartilhar conhecimento e ter abertura para feedbacks traz maturidade ao time, e consequentemente, reflete na qualidade das entregas.


Gerenciamento de tempo

Em um campo onde as demandas podem ser urgentes e os projetos complexos, a habilidade de gerenciar o tempo trará equilíbrio, evitando estresse e sobrecarga. Além disso, o tempo pode ser empregado em funções que tragam melhores resultados, de acordo com as prioridades.

Pensamento crítico

Para antecipar e evitar problemas, é necessário um pensamento crítico aguçado. Profissionais de TI devem ser capazes de analisar situações complexas e tomar decisões informadas.


Principais desafios do profissional de TI


Entre os principais desafios da carreira, estão a evolução constante, as demandas de disponibilidade 24/7, as mudanças organizacionais e a segurança cibernética.


E todos esses desafios mostram que ainda há muito a se percorrer nesta área, abrindo um universo de oportunidades para que novas profissões e demandas surjam no campo da tecnologia. E a demanda por vagas, que hoje já é alta, tende a aumentar.


Dicas rápidas para quem quer ingressar na carreira de tecnologia


Ingressar na carreira de TI pode ser uma escolha gratificante e cheia de oportunidades, dado o papel que a profissão desempenha atualmente.


Se você deseja iniciar uma carreira de sucesso em TI, anote algumas dicas rápidas:


  • Estude

  • Peça dicas de quem já trabalha na área

  • Escolha uma área de especialização

  • Construa um portfólio

  • Crie projetos pessoais para demonstrar suas habilidades

  • Faça networking

  • Adquira experiência prática

  • Desenvolva suas hard e soft skills

  • Mantenha-se atualizado(a)

  • Confie em seu potencial


A Ahoy parabeniza a todos os profissionais de tecnologia pelo seu dia e se orgulha de fazer parte deste mercado que fomenta grandes transformações digitais.

Comments


bottom of page