top of page

O profissional de dados: cargos em alta e panorama do mercado atual

Se há algo que caracteriza a era moderna, é a abundância de dados. Já ouviu a frase “Os dados são o novo petróleo”? Ela foi dita pelo matemático Clive Humby e ganhou popularidade no mercado para descrever a importância dos dados que, quando bem trabalhados, podem oferecer informações valiosas que auxiliam a tomada de decisão e novas ideias.

Mas, quem são os responsáveis por lidar com este material tão valioso da atualidade?

Saiba mais sobre os profissionais de dados e suas principais atividades.

Homem de óculos apoiado em uma mesa, enquando utiliza um tablet

Imagem: Freepik


A importância das profissões de dados


A transformação digital trouxe consigo uma explosão de dados, e as organizações que sabem como aproveitar esse recurso têm uma vantagem competitiva significativa.


Profissões relacionadas a dados são cruciais para ajudar as empresas a tomarem decisões informadas, identificarem tendências, personalizarem experiências e otimizarem operações.

 

Os cargos mais requisitados


  • Cientista de dados: responsável por analisar grandes conjuntos de dados, desenvolver algoritmos e modelos preditivos.

  • Engenheiro de dados: foca na construção e manutenção de arquiteturas de dados, garantindo que os sistemas possam lidar eficientemente com grandes volumes de informações.

  • Analista de dados: examina dados para identificar padrões, tendências e insights valiosos que podem informar decisões estratégicas.

  • Arquiteto de business intelligence (BI): cria sistemas que ajudam as empresas a transformar dados brutos em informações acionáveis.

 

Dia a dia do profissional de dados


Algumas etapas importantes fazem parte do cotidiano dos profissionais de dados, como:


  • Coleta e limpeza de dados

  • Desenvolvimento de modelos

  • Comunicação de resultados

  • Manutenção de infraestrutura


Para o desempenho destas atividades, os tech recruiters buscam candidatos com conhecimento técnico condizente com o escopo da vaga, além de soft skills como pensamento analítico, comunicação e boa capacidade de resolução de problemas.

 

O mercado de trabalho atual


No Brasil, a demanda por especialistas em dados também tem aumentado. De acordo com um relatório da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), cerca de 800 mil vagas devem surgir para profissionais de tecnologia, inclusive cientistas de dados.


As oportunidades não estão limitadas apenas às grandes corporações. Startups e empresas de médio porte também buscam profissionais qualificados para aproveitar o potencial dos dados.


A Ahoy possui expertise em serviços de dados, provendo profissionais capacitados para atender todos os níveis de projetos que envolvem dados.


Comentários


bottom of page