top of page

Onde estão os profissionais de COBOL?

A tecnologia evolui e dá lugar a novas linguagens de programação. Assim, algumas áreas de atuação passam por transformações e tornam-se, ou não, mais aquecidas no mercado de trabalho.

O COBOL, que surgiu nos anos 1950 ainda é muito utilizado em diversas corporações, mas, atualmente é possível perceber uma queda no número de profissionais especialistas na linguagem disponíveis no mercado de trabalho.

Mas, afinal, o COBOL ainda vive? Saiba como está este mercado atualmente!

Homem trabalhando no escritório

Imagem de nakaridore no Freepik



O que é COBOL?


COBOL (Common Business Oriented Language ou Linguagem Comum Orientada para os Negócios) é uma linguagem de programação de alto nível orientada para o processamento de banco de dados comerciais.


Ela foi projetada para ser facilmente compreendida por usuários de negócios e programadores, permitindo que eles escrevessem código legível e de fácil manutenção.


Sua história começou nos anos 1950, quando o Departamento de Defesa dos Estados Unidos percebeu a necessidade de uma linguagem de programação padronizada para uso em sistemas de computadores.


A primeira especificação do COBOL foi publicada em 1960 e rapidamente ganhou popularidade na comunidade empresarial. A linguagem foi projetada para ser independente de máquina, o que significa que os programas escritos em COBOL poderiam ser executados em diferentes computadores.


Foi uma linguagem importante para a automação de processos de negócios, incluindo sistemas de contabilidade, folha de pagamento, controle de estoque e processamento de transações financeiras.

Durante as décadas de 1960 e 1970, o COBOL se tornou a linguagem dominante para desenvolvimento de aplicativos de negócios em mainframes e minicomputadores.


Como está o COBOL hoje?


Com o advento de novas linguagens de programação e tecnologias, o COBOL foi gradualmente perdendo popularidade. No entanto, devido à sua presença em sistemas legados e sua capacidade de processar grandes volumes de dados, o COBOL ainda é amplamente utilizado em muitas organizações, especialmente em setores como serviços financeiros, governo e indústrias de grande escala.


A manutenção e modernização de sistemas COBOL tornaram-se desafios complexos para muitas empresas porque, embora seja uma linguagem robusta e confiável, a falta de mão de obra ainda é motivo de preocupação para os recrutadores.


Hoje, esforços estão sendo feitos para integrar o COBOL com novas tecnologias e atrair uma nova geração de programadores para garantir a sustentabilidade dos sistemas legados. É inegável que seu impacto continua a desempenhar um papel crucial nos negócios e na tecnologia.


Onde está a mão de obra especializada em COBOL?


Este é um assunto que gera muitas discussões no mercado de trabalho de tecnologia. Enquanto alguns acreditam na escassez de profissionais especializados nesta linguagem, outros afirmam que existem muitos profissionais especializados, mas que estes já estão mais próximos da aposentadoria.


De todo modo, o fato é que muitas empresas têm encontrado dificuldades de recrutar pessoas que trabalham com COBOL, o que vem aumentando a demanda por vagas e a valorização desta função.


Como encontrar profissionais de COBOL para minha equipe?


Partindo do pressuposto de que para todo desafio há uma solução, o melhor é buscar por ajuda especializada, seja de recrutadores especialistas neste nicho ou até mesmo de empresas focadas na alocação de profissionais de TI, como a Ahoy.


Por se tratar de um setor já consolidado e com número reduzido de profissionais, a ajuda especializada pode ter acesso a uma rede de contatos e profissionais, facilitando a busca por novos membros do seu time.


Quer saber mais sobre o mercado de trabalho de COBOL? Fale com nossos especialistas!

bottom of page