top of page

10 dicas para melhorar seu networking

Networking, muitas vezes mencionado como a chave para o sucesso profissional, é uma habilidade valiosa em qualquer setor, inclusive na tecnologia.

Confira 10 dicas práticas para aprimorar suas habilidades de networking e construir conexões profissionais.

Quatro pessoas conversando um um corredor de escritório

Imagem: Freepik

 

O que é networking?


Networking é a arte de construir e manter relacionamentos profissionais. Envolve a criação de conexões autênticas, a troca de informações e o desenvolvimento de uma rede de contatos que pode trazer benefícios profissionais e oportunidades de carreira.

 

Por que o networking é tão importante?


Nossas habilidades, esforços e capacitação nos levam além, mas o networking é capaz de abrir portas que sozinhos talvez não abriríamos.

Para se ter uma ideia, entre as principais vantagens estão 3 objetivos centrais:


  • Oportunidades profissionais: abre portas para oportunidades de emprego, projetos colaborativos e avanço na carreira. Afinal, muitas vezes, as melhores oportunidades não são anunciadas, mas compartilhadas por meio de conexões pessoais.

  • Troca de conhecimento: proporciona a interação com profissionais de diversas experiências, promovendo o aprendizado com diferentes perspectivas e insights valiosos sobre sua área de atuação.

  • Desenvolvimento profissional: possibilita conhecer mentores, obter conselhos de especialistas e participar de eventos, impulsionando seu crescimento.

 

Importância do networking para profissionais de TI


Com o constante crescimento do setor, os profissionais de TI buscam cada vez mais a atualização, seja através de cursos ou trocas conhecimento com sua rede de contatos.


Para esta profissão, além dos benefícios já citados, o networking promove:


  • Inovação e colaboração

  • Acesso a recursos especializados

  • Atualizações sobre tendências tecnológicas

 

10 dicas para fazer networking eficiente

Você já sentiu dificuldades de fazer networking? Reunimos algumas dicas que irão te ajudar!

 

  1. Participe de eventos do setor: conferências, meetups e workshops são oportunidades valiosas para conhecer outros profissionais de TI, além de se atualizar sobre tendências.

  2. Comunique-se de forma clara e objetiva: saiba quem você deseja conhecer, defina estratégias para encontrar esses contatos, pense em que pontos de interesse comuns, evite iniciar o contato já pedindo ajuda, seja objetivo(a), demonstre empatia e disposição para ajudar.

  3. Seja autêntico: construa relacionamentos genuínos, mostrando quem você é e expressando suas opiniões e seu interesse real nas pessoas. Ouça o ponto de vista dos outros e traga conteúdos de valor para as conversas.

  4. Mantenha seu perfil atualizado: garanta que seu currículo e perfil online, em plataformas como LinkedIn, estejam sempre atualizados para refletir suas habilidades e experiências mais recentes. Atualize suas redes regularmente com conteúdo relevante para demonstrar sua expertise na área.

  5. Participe de projetos colaborativos: trabalhe em projetos colaborativos e construa relacionamentos enquanto contribui para iniciativas de valor.

  6. Ofereça ajuda: esteja disposto a compartilhar seu conhecimento, além de vagas, cursos, materiais para download e atualizações do setor, que possam ajudar os outros. Afinal, networking é uma via de mão dupla.

  7. Mantenha contato regularmente: não espere até precisar de algo. Mantenha contato regularmente com suas conexões para fortalecer os laços. Interagir com as publicações dos seus parceiros nas redes sociais é uma excelente forma de fazer isso.

  8. Conecte-se com pessoas diversas: amplie seus horizontes! É importante manter contato com pessoas da sua profissão, mas busque também especialistas em RH, gestão, negócios e demais áreas do seu interesse.

  9. Participe de grupos de discussão online: fóruns e grupos online oferecem oportunidades para participar de discussões relevantes e destacar seu perfil.

  10. Siga o princípio da reciprocidade: como em todas as relações humanas, o networking é uma troca. Esteja disposto a oferecer tanto quanto recebe. Por exemplo, deixe avaliações no perfil dos colegas que já te avaliaram no LinkedIn.

 

Ao adotar essas dicas e priorizar o networking em sua jornada profissional, você constrói uma base sólida para o sucesso. Suas conexões de hoje podem ser cruciais para as oportunidades que surgirão no futuro.

Comments


bottom of page